Idosos e a segurança na Internet

,
Olha vivo com os golpes pela internet.

Atualizado em 6 de novembro de 2023.

As redes sociais já fazem parte do dia a dia dos idosos no Brasil. É o que aponta a Federação Brasileira de Bancos, FEBRABAN, em sua 12ª Edição do Observatório – A inclusão Digital dos Idosos, lançada em setembro de 2022.

Esse acesso não se restringe apenas às redes sociais. As pessoas com mais de 60 anos usam em seu cotidiano a internet para, videochamadas, pesquisar preços e fazer compras, ver filmes e séries em plataformas de streaming e utilizar bancos por meio dos aplicativos de celular.

O acesso dos idosos à Internet em números.

De acordo com a mesma edição, 74% das pessoas com mais de 60 anos têm acesso à internet e 85% desses idosos o fazem diariamente.

Após as redes sociais e as videochamadas, o acesso aos serviços bancários digitais são os mais utilizados pelos idosos, com 72% fazendo uso rotineiro.

Esse grande acesso não se traduz em uma relação sadia. Quase 45% dos idosos brasileiros relatam sentimentos como medo e insegurança ao acessarem qualquer ferramenta digital. Sentimentos que resultam em perdas reais, já que os idosos são alvos de cerca de 70% de todos os golpes praticados pela internet.

Porque os idosos são alvos da maioria dos golpes?

Existem alguns motivos que fazem os idosos serem alvos preferenciais dos golpistas.

O primeiro deles é o fato dos idosos terem maior dificuldade com aparelhos tecnológicos. Essa dificuldade ocorre por motivos físicos e, também, pelo rápido avanço das tecnologias digitais, que muitas vezes não conseguem ser acompanhadas pelos mais velhos.

Outro ponto, é a percepção por parte dos criminosos de que os mais idosos têm mais dinheiro disponível ou guardado. Isso pode ser verdade em alguns casos, já que uma parcela da população idosa possui mais de uma aposentadoria, herdada de cônjuges, ou conseguiram guardar somas consideráveis de bens durante a vida.

Conheça os 3 tipos de golpes mais comuns contra os idosos.

Com a referida inclusão digital dos idosos os tipos de golpe também aumentaram. Veja abaixo os mais comuns.

O temido phishing

Esse ainda é o método mais comum utilizado contra os idosos. São sites falsos, idênticos aos reais, feitos com o objetivo de roubar os dados bancários das vítimas.

Os golpistas fazem versões falsas de lojas virtuais, bancos e até mesmo de serviços de streaming. Utilizando de base de e-mails vazadas, fingem ser as instituições e enviam mensagens com promoções muito atrativas, que acabam fazendo com que os idosos coloquem seus dados bancários que ficam disponíveis para os criminosos.

Outra modalidade é o phishing envolvendo sites falsos do convênio de saúde e principalmente do INSS. De grande interesse pela população idosa, a modalidade de phishing envolvendo esses assuntos é muito utilizada.

Contas falsas no WhatsApp

Muito comum esse tipo de golpe pode parecer simples, mas é muito eficaz contra os idosos. O golpe começa com a lista de contatos sendo hackeada em aplicativos ou retirados de dados públicos em redes sociais.

Com os dados em mãos os criminosos fazem contas falsas, se utilizando das fotos e nomes dos contatos. Depois iniciam conversas, falando que mudaram de número e começam a pedir dinheiro se passando pelos amigos e muitas vezes pelos filhos.

Clonagem de WhatsApp

Mais complexo do que as contas falsas, os golpistas conseguem acesso aos dados de segurança do aplicativo. Esses dados são conseguidos através de links de phishing ou até mesmo ligações, onde o estelionatário envia um código de confirmação via SMS para o celular da vítima.

Com isso, o estelionatário consegue sequestrar a conta, deixando a vítima sem acesso ao aplicativo. Então começa a pedir quantias em dinheiro para os contatos. Vale ressaltar que nessa modalidade o criminoso tem acesso a todas as conversas, podendo roubar dados sensíveis presentes nelas.

Como o idoso pode se proteger dos golpes?

A primeira coisa e talvez a mais importante, é a chamada técnica do 3P: Pare, Pense e Pesquise. A técnica é útil em todos os cenários de golpes digitais. Nunca ceda à urgência de uma promoção, solicitação ou pedidos de dinheiro, mesmo que de conhecidos ou parentes.

Ao se deparar com uma super promoção ou solicitação urgente, faça a pesquisa por contra própria, sem clicar em nenhum link na mensagem. Se é uma loja conhecida, entre usando o navegador e veja se a promoção está realmente lá. Se for uma instituição governamental ou banco, entre em contato com eles.

A mesma coisa vale para pedidos de dinheiro pela internet, seja qual for o motivo e de quem for que seja. Mesmo dos filhos. Entre sempre em contato pelos telefones usuais.

Cuidado com as senhas

Nunca reutilize senhas, mesmo em aplicativos. Crie sempre uma nova e ative a autenticação em dois fatores, sempre que possível.

Peça sempre ajuda

Na dúvida sobre qualquer assunto envolvendo o mundo digital é importante pedir ajuda para familiares e amigos com maior conhecimento.

O simples ato de não agir por impulso e ponderar sobre o que está acontecendo, fazendo uma pesquisa pessoal, fará com que as chances do golpista diminua muito. Por isso, olho vivo!

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer compartilhar sua opinião?
Envie aqui seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *