Ano novo, vida nova. Qual o melhor momento para mudanças positivas na rotina dos idosos

,

Atualizado em 14 de março de 2024.

Pode parecer clichê, mas como gostamos muito de ressaltar, nunca é tarde para fazermos mudanças positivas em nossas vidas. Cuidar da saúde não tem prazo de validade e não deve ser vista como benéfica apenas aos mais jovens, os idosos se beneficiam muito e mudanças de hábito podem causar uma verdadeira revolução na qualidade de vida dos mais idosos.

O protagonismo do idoso e a importância da conversa

Sempre ressaltamos a importância de reconhecermos o protagonismo do idoso. Quando falamos em tomada de decisões que alteram a rotina do idoso, a participação e a conversa são essenciais para que a importância das mudanças sejam internalizadas.

Afinal de contas, ninguém gosta de ser obrigado a fazer algo, principalmente na terceira idade, quando já passamos toda uma vida com muitas obrigações e responsabilidades. A fase é comumente percebida como um momento mais relaxado, então mudanças, principalmente as que visam a saúde, devem ser muito bem conversadas e explicadas.

Quando as mudanças de rotina devem ser implementadas?

A resposta curta é: o mais rápido possível. Quanto antes investirmos em hábitos mais saudáveis, mais rápido colheremos os frutos. Mas a realidade é diferente e no caso dos idosos, existe um melhor momento para começar.

Ano novo, vida nova?

O início de um ano é um momento especial para mudanças, além das famosas resoluções de ano novo, a época traz uma peculiaridade: já é um momento mais agitado por natureza e por isso, ótimo para o idoso não retornar aos hábitos danosos à saúde.

Com as festas de final de ano, visita de filhos e netos, casa cheia e viagem, o momento é “de ouro” para, ao terminar as festas, começar uma dieta saudável ou incorporar uma rotina de exercícios para o corpo e a mente.

Outro bom momento são as férias de meio de ano, pela mesma razão de ser uma época mais agitada em que o idoso já encontra-se fora da rotina a qual está acostumado.

Datas especiais são bons momentos!

Somos seres ritualísticos e damos importância a ritos de passagem e simbologias. Por isso, períodos como aniversários, dia do casamento ou de grandes mudanças na vida podem ser bons momentos para iniciar grandes mudanças.

Momentos difíceis podem impulsionar mudanças

Fases difíceis podem ser bons catalisadores para mudanças positivas. Apesar de muitas vezes traumáticos, são momentos de reflexão, que podem alterar a visão e a percepção que temos sobre a nossa situação.

Isso é especialmente verdade em internações e idas ao médico decorrentes de maus hábitos. Por exemplo, uma internação de uma crise de enfisema pulmonar, pode ser o momento ideal para parar de fumar. Aquele resultado ruim dos exames de controle de diabetes, pode ser a “gota d’água” que faltava para uma alimentação mais saudável.

Com qual rapidez as mudanças devem ser implementadas?

Essa é uma pergunta de resposta muito pessoal, algumas pessoas respondem melhor a mudanças radicais, outras a alterações mais lentas e transitórias.

Fundamental é definir metas alcançáveis e realistas. Uma rotina ideal de exercícios para um idosos não será alcançada do dia para a noite, ela é resultado de uma adaptação física que deve ser feita com calma.

Mudanças alimentares devem ser feitas no dia a dia e incorporadas à rotina. Isso não quer dizer que no final de semana, com permissão médica, aquele sorvete de chocolate não poderá ser aproveitado. A palavra chave é equilíbrio, dentro dos limites de cada um.

Já quando lidamos com vícios como o álcool e o cigarro, o consenso médico é de que não se para de fumar, fumando, ou de beber, bebendo. Lidar com vícios é uma questão delicada que exige, muitas vezes, a ação de diversos profissionais de saúde.

Mudar é preciso! A constante humana

Não existe um momento universalmente “certo” para iniciar uma grande mudança, mas sim sinais e oportunidades que surgem ao longo da vida. A chave está em reconhecer esses momentos, confiar em nossa intuição e aproveitar a força interna para embarcar na jornada de transformação.

Lembre-se, cada dia é uma nova chance de recomeçar e criar o futuro que você deseja e merece.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer compartilhar sua opinião?
Envie aqui seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *