AIDS na terceira idade. Prevenção não tem idade.

,
Aids. Prevenção na terceira idade.

Atualizado em 6 de novembro de 2023.

Dezembro é o mês da conscientização e luta contra a AIDS, doença sexualmente transmissível que vem preocupando as autoridades quando o assunto é o contágio entre os idosos.

Nos últimos 10 anos a incidência da doença mais que dobrou entre as pessoas com mais de 60 anos. Isso se deve a vários fatores e abaixo listamos os principais.

  • Sexo na terceira idade ainda é tabu. A sexualidade dos idosos é vista com certo preconceito e o tema não é abordado da maneira ideal. Estereótipos e uma visão irreal, fazem com que a percepção de que os idosos não são sexualmente ativos, agravem a proliferação da AIDS nesse grupo.
  • O aumento da expectativa de vida e consequentemente da atividade sexual, faz com que a AIDS avance nessa faixa etária.
  • Outro ponto é a ausência de campanhas de grande escala por parte do governo para educar a população idosa, fruto do tabu citado acima. Vale lembrar que a educação sexual não era algo comum nas gerações passadas.
  • A impossibilidade de engravidar e os hábitos sexuais das pessoas com mais de 60 anos, faz com que a faixa etária use muito pouco o preservativo

O HIV, apesar de controlável, é especialmente danoso entre os idosos. A doença afeta a imunidade, que abre caminho para doenças oportunistas, que podem ser difíceis de controlar. Outro ponto é presença de doenças crônicas entre os idosos, que podem dificultar muito o tratamento da AIDS. Diante do cenário é importante que a sexualidade e a AIDS seja discutida sem medo em nossa sociedade. Os tempos estão mudando e devemos mudar também.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer compartilhar sua opinião?
Envie aqui seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *