5 dicas para conduzir uma cadeira de rodas
Conduzir uma pessoa na cadeira de rodas exige atenção e alguns cuidados especiais, tanto que até existem cursos específicos para ensinar corretamente esta função.
Muitos idosos precisam do auxílio da cadeira de rodas, e na maioria dos casos, não conseguem se locomover sozinhos. Isso significa que existe um condutor para executar esta importante atividade.
Caso você seja um condutor, a Mão do Amor preparou algumas recomendações importantes para facilitar a sua atividade, que ajudam a executar movimentos regulares com segurança.
E, mesmo que atualmente você não seja um condutor, é sempre bom conhecer estas técnicas para estar pronto a qualquer eventual situação, como ajudar alguém nas ruas, no comércio ou no transporte público.
Como movimentar corretamente uma cadeira de rodas
1. Iniciando o movimento
A primeira atitude é verificar se os pés da pessoa estão bem firmes no apoio da cadeira de rodas. Os pés não podem ficar soltos.
Em seguida, avisar a pessoa que você irá movimentar a cadeira. Muitos cadeirantes possuem problemas de equilíbrio, portanto, sempre peça permissão antes de iniciar qualquer movimento.
Faça tudo com calma, sem movimentos bruscos.
2. Descer e subir degraus
Para descer, puxe a cadeira por trás, como se ela tivesse dando ré. Para subir, pise na parte inferior para empiná-la e vá de frente. Subir degraus “de ré” gera desconforto ao cadeirante, já que a tendência é que o pescoço sofra trancos e o corpo fique inclinado para frente.
O mais seguro é poder contar com a ajuda de mais uma pessoa. Caso não esteja seguro, não faça sozinho e não tenha receio em pedir auxílio. E só use as escadas na ausência de elevadores ou plataformas.
3. Descer e subir rampas
Para descer uma rampa o recomendável é posicionar a cadeira de rodas de ré para evitar que o idoso se desequilibre e caia para a frente. Quando for subir, posicione a cadeira de frente para a rampa, pelo mesmo motivo. Sempre bem devagar.
4. Atenção ao caminho a ser percorrido
Ao conduzir um cadeirante, atenção no caminho! Procure identificar com antecedência os desníveis, degraus, rampas, buracos e se o piso é escorregadio. Vá sempre devagar e evite trancos que geram desconforto.
5. Parando a cadeira
Ao parar, posicione a cadeira de forma que a pessoa fique de frente para você, para que ela participe da conversa e não fique de costas.
Se precisar se distanciar da cadeira, não se esqueça de acionar os freios para travar as rodas e manter a cadeira fixa no mesmo local, sem risco de movimentação involuntária.
NOTA MÃO DO AMOR: Nunca corra com uma pessoa na cadeira de rodas. Esta é uma atitude que funciona apenas nos filmes. Na vida real é extremamente imprudente e perigoso.
Uso de calçados adequados
Tanto o condutor, como o cadeirante, devem usar sapatos adequados durante a locomoção.
Chinelos podem ser perigosos para ambos, já que não se firmam e ficam soltos. Podem escorregar dos pés do paciente e cair, causando acidentes como enroscar na cadeira ou fazer o condutor tropeçar. Já para o condutor, falta firmeza no caminhar e podem escorregar.
Os condutores devem usar sapatos fechados, que não escapem dos pés, com solados antiderrapantes, ideais para todas as situações.
Conversando com uma pessoa na cadeira de rodas
Quando conversar com a pessoa que está na cadeira de rodas, abaixe-se e se posicione na altura dela. Não mantenha o diálogo de cima para baixo. Essa atitude demonstra cuidado e respeito.
Ter conhecimento dessas técnicas é um exercício de cidadania e um gesto de amor e solidariedade ao próximo.
Deixe uma resposta
Quer compartilhar sua opinião?Envie aqui seu comentário!