O envelhecimento e a saúde dos rins

,
Saúde e envelhecimento dos rins.

Atualizado em 6 de novembro de 2023.

No Dia do Rim fica um alerta para toda a população. Com o avanço da idade existe uma diminuição natural da capacidade de filtragem dos rins.

O envelhecimento natural dos rins

Os estudos apontam que a partir dos 30 anos ocorre uma perda natural de cerca de 1% da taxa de filtração glomerular (TFG) por ano e é esperado que um idoso de envelhecimento saudável com 90 anos tenha perdido cerca de 55% da capacidade de filtragem. Por isso, é muito importante não confundir um rim envelhecido com um rim doente.

Aqui na Mão do Amor, como sabem nossos clientes e os amigos que nos acompanham, defendemos a máxima de que a saúde, em seus diversos aspectos, é algo que se constrói ao longo da vida. Claro que não queremos dizer que tudo está sob o nosso controle e nem que se mudarmos de hábitos apenas em idades mais avançadas não teremos benefícios.

  • Sendo assim, fique atento para alguns hábitos que podem fazer a diferença na saúde dos rins:
  • Mantenha uma dieta equilibrada;
  • Evite excesso de sal;
  • Consuma menos carne, de qualquer origem. Um ou dois dias sem qualquer carne por semana, diminui muito a ingestão de proteínas;
  • Mantenha a pressão arterial sob controle, tratando precocemente a Hipertensão;
  • Mantenha o nível de glicemia, diagnosticando e tratando a Diabetes;
  • Evite o uso de medicações nefrotóxicas (principalmente anti inflamatórios) sem expressa indicação médica;
  • Tome pelo menos 2 litros de água, todos os dias.

Outro ponto muito importante é colocar os rins em seu check-up anual a partir dos 35 anos. Assim, qualquer perda acima do normal na capacidade renal será identificada com antecedência e a possibilidade de DRC (Doença Renal Crônica) avaliada e tratada. Isso pode reduzir as chances de perdas severas na capacidade de filtragem e a necessidade de diálise ou até mesmo de transplante renal no caso dos mais jovens.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer compartilhar sua opinião?
Envie aqui seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *