Violência contra idosos, como identificar?
Segundo a OMS, Organização Mundial da Saúde, a violência contra o idoso define-se como “ação única ou repetida, ou falta de ação apropriada, ocorrendo em qualquer relacionamento onde exista uma expectativa de confiança, que cause dano ou sofrimento a uma pessoa idosa”.
Muitos associam a palavra “violência” apenas com a agressão física, porém ela pode se manifestar de diversas formas, conforme explicaremos no decorrer desta matéria.
Principais tipos de violência contra idosos
Violência Física
Os abusos físicos constituem a forma de violência mais perceptível aos olhos, mas nem sempre as agressões são perceptíveis como situações de espancamento que promovam lesões ou traumas. Em algumas situações os abusos são realizados na forma de beliscões, empurrões, tapas, ou agressões que não evoluem com sinais físicos.
Abuso Psicológico
Praticado com atos como agressões verbais, tratamento com menosprezo, desprezo, ou qualquer ação que traga sofrimento emocional como humilhação, afastamento do convívio familiar ou restrição à liberdade de expressão. Violência psicológica é submeter a pessoa idosa a condições de humilhação, ofensas, negligência, promovendo insultos, ameaças e gestos que afetam a autoimagem, a identidade e a autoestima do ofendido.
Negligência
Trata-se da recusa ou à omissão de cuidados, é um ato muito comum, pois se manifesta frequentemente tanto no seio familiar como em instituições que prestam serviços de cuidados e acolhimento a pessoas idosas.
Abandono
É uma forma de violência que se manifesta pela ausência de amparo ou assistência pelos responsáveis em cumprir seus deveres de prestar cuidado a uma pessoa idosa.
Violência Institucional
Trata-se de qualquer tipo de violência exercida dentro do ambiente institucional (público ou privado) praticada contra a pessoa idosa, pode ser por meio de um dos seus funcionários que comete algum ato de abuso, agressão física ou verbal no ambiente da instituição.
Abuso Financeiro
O abuso financeiro é caracterizado pela exploração imprópria ou ilegal ou uso não consentido pela pessoa idosa de seus recursos financeiros. Esse tipo de situação acontece frequentemente. O violador se apropria indevidamente do dinheiro ou cartões bancários da pessoa idosa, utilizando o valor para outras finalidades que não sejam a promoção do cuidado.
Violência Patrimonial
Configura-se violência patrimonial qualquer prática ilícita que comprometa o patrimônio do idoso, como forçá-lo a assinar um documento sem lhe ser explicado para que fins é destinado, alterações em seu testamento, fazer uma procuração ou ultrapassar os poderes de mandato, antecipação de herança ou venda de bens móveis e imóveis sem o consentimento espontâneo do idoso, falsificação de assinatura etc.
Violência Sexual
Este tipo de violência refere-se ao ato sexual utilizando pessoas idosas. Esses abusos visam a obter excitação, relação sexual ou práticas eróticas, através de coação com violência física ou ameaças.
Discriminação
Este tipo de violência refere-se à comportamentos discriminatórios, ofensivos, desrespeitosos em relação à condição física característica de uma pessoa idosa, desvalorizando e inferiorizando-a simplesmente por sua condição.
Na maioria das vezes, a violência contra idosos só é identificada por pessoas terceiras, que percebem alguns destes sinais:
- Sinais de maus trato;
- Negligência no corpo do idoso, incluindo falta de cuidados com a saúde e higiene;
- O idoso demonstra estar desconfortável na presença de algum familiar ou cuidador;
- O idoso, repentinamente, começa a se isolar e torna-se calado;
- Não se anima ou recusa a fazer atividades que antes eram de seu interesse;
- O idoso responde de maneira inadequada ou desmedida a uma situação cotidiana;
- O idoso passou a apresentar sinais de demência repentinamente;
- Aparecimento de dívidas em nome do idoso, ou seu saldo bancário cada vez mais reduzido;
- Infecções ou feridas surgem de maneira inexplicável em áreas genitais;
- O idoso está mal cuidado, desidratado, desnutrido, sem cumprir as prescrições médicas;
- Idoso vivendo em locais insalubres.
Denúncias de violência contra idosos
A violência contra os idosos é crime, com diversas leis que os protegem.
Ao saber de casos de violações de direitos das pessoas idosas, denuncie em um destes canais nacionais mantidos pelo Governo Federal:
Disque 100: serviço federal de disseminação de informações sobre direitos de grupos vulneráveis e de denúncias de violações de direitos humanos.
Disque 190: telefone da central da polícia local.
Disque 197: denúncias de violência anônimas (Polícia Civil).
Proteja Brasil: site e aplicativo http://www.protejabrasil.com.br/br.
Deixe uma resposta
Quer compartilhar sua opinião?Envie aqui seu comentário!