Estou vacinado. E agora?
Boa parte dos idosos do país já estão vacinados contra a Covid-19. Consequentemente, o índice de mortalidade desta população já começa a cair consideravelmente.
O clima agora começa a ser de otimismo, esperança e motivação. Mas será que já podemos tirar as máscaras e começar a planejar aquele churrasco em família ou aquela viagem que ficou pendente?
Infelizmente, ainda não!
Vale ressaltar que ainda é preciso ser consciente mesmo depois de vacinado. Ainda não é momento para relaxar nos protocolos de prevenção.
Por que preciso continuar me protegendo?
Mesmo tendo recebido as duas doses da vacina contra a COVID-19, ainda é possível se infectar e transmitir o vírus. Isso porque as vacinas possuem seus percentuais de eficácia, ou seja, elas reduzem o risco de contágio, a mortalidade, e amenizam os sintomas.
O indivíduo vacinado não deve abandonar as medidas protetivas pois ele ainda pode se infectar e transmitir para outras pessoas.
Na prática, quem tomar a vacina ainda poderá desenvolver a Covid-19, mas com maior probabilidade de contrair a forma leve da doença, sem a necessidade de hospitalização. Por outro lado, os não vacinados tem cinco vezes mais chances de precisar de atendimento médico.
Dessa maneira, as medidas de higiene e distanciamento são ainda necessárias. Isso até que a maior parte da população tenha recebido as duas doses da vacina,
As pessoas vacinadas devem continuar a:
- Usar máscaras
- Lavar as mãos com frequência
- Evitar aglomerações e praticar o distanciamento social
Lembre-se: A pessoa vacinada é considerada imune 2 semanas após ter tomado a segunda dose.
O intervalo entre uma dose e outra é de 21 a 28 dias para a Coronavac e de 12 semanas ou 84 dias para a vacina da Oxford/AstraZeneca/FioCruz.
Nota Mão do Amor
Ainda é importante estar atento para a aparição de sintomas da COVID-19, especialmente se houve contato com algum infectado. Se apresentar sintomas, é necessário fazer o teste, consultar seu médico e ficar em casa em isolamento.
Leia também:
Deixe uma resposta
Quer compartilhar sua opinião?Envie aqui seu comentário!