12 alimentos que envelhecem e que devem ser evitados.

Alimentos que envelhecem em cima de uma mesa.

Atualizado em 11 de novembro de 2021.

Já diz o ditado: “você é o que você come”. Existem alimentos com o poder de “intoxicar’ nosso organismo e provocar um envelhecimento mais acelerado, inclusive na aparência física. Conheça aqui os 12 alimentos que envelhecem o corpo:

Conheça os alimentos que envelhecem nosso corpo.

Açúcar: Sobrecarga de açúcar deixa a pele com aparência flácida e acelera o aparecimento de rugas. Isso acontece devido a um processo chamado de glicação, que ataca o colágeno, a proteína que mantém a pele firme e jovem. Doces também podem prejudicar o sorriso, causar diabetes e engordar.

Gordura trans: Tira a vitalidade e a elasticidade da pele. Ela entope e enrijece artérias e vasos sanguíneos. Além disso, as gorduras não-saudáveis podem torná-lo mais vulnerável aos danos dos raios UV, que são a causa número um de envelhecimento.

Sal: O consumo excessivo provoca hipertensão, inchaços pelo corpo e contribui como um dos principais agentes da desidratação da pele. Também pode afetar a saúde dos rins e interferir no metabolismo dos ossos.

Café: Seu excesso desidrata, ataca o estômago e amarela os dentes. Vale para todas as bebidas com cafeína, como chá mate e refrigerantes.

Adoçantes: Seu uso frequente está associado a dores de cabeça e dores nas juntas.

Álcool: Desidratam, causam rugas e aceleram a perda de colágeno, além de causar vermelhidão e inchaço. Atacam diretamente o fígado. Algumas bebidas, como o vinho branco, também afetam os esmaltes dos dentes.

Carboidratos: É importante sempre ter um carboidrato no nosso prato. Contudo se ingerido em excesso, ele afeta o colágeno e as fibras da pele.

Frituras: Engordam e fazem mal ao sistema cardiovascular. Alimentos fritos também causam perda do colágeno e dão aspecto envelhecido a pele.

Refrigerantes e sucos industrializados: Bebidas ricas em açúcar desidratam o corpo. Além do mais, possuem todos os malefícios do açúcar.

Energéticos: Afetam o esmalte dos dentes 8 vezes mais que refrigerantes. Causam erosão, deixando-os mais sensíveis e amarelados.

Embutidos: Carnes processadas como salames, mortadelas e presuntos, são saturadas em conservantes, corantes e sódio. Por isso, causam desidratação e danos na pele.

Congelados: Pratos congelados possuem poucos nutrientes e elevados níveis de sódio, gordura saturada e fosfato, substância que acelera os sinais de envelhecimento.

Carne Queimada: Sabe aquela casquinha preta que fica sobre a carne na brasa? Ela contém hidrocarbonetos pró-inflamatórios, que geram a quebra do colágeno da pele.

Nota Mão do Amor

Ressaltamos a importância de evitar o consumo destes alimentos e manter uma dieta saudável rica em fibras, proteínas magras, gorduras monoinsaturadas, carboidratos, frutas, verduras e legumes. Neste outro post mostramos a importância de manter um cardápio variado e saudável para os idosos!

Leia também:

 

Doencas Respiratórias na Terceira Idade
0 respostas

Deixe uma resposta

Quer compartilhar sua opinião?
Envie aqui seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *