A gerontologia e sua importância no cuidado com idosos

A gerontologia e a importância no cuidado com idosos

Atualizado em 18 de janeiro de 2022.

Além da capacitação técnica necessária para o exercício da função, resultado do aprendizado teórico aliado com experiência profissional, a Mão do Amor valoriza conceitos como empatia, cordialidade, paciência, tolerância e respeito.

“Cuidar de alguém é mais do que estar presente, significa atenção e afeto, é uma entrega diária do resultado do nosso talento e preparo”, afirma Antonio Carlos Grecco, diretor da Mão do Amor.

Conceitos baseados na gerontologia

Diferentemente de outras empresas de home care encontradas no mercado, que possuem uma visão voltada para os saberes da enfermagem, a Mão do Amor emprega preceitos da gerontologia. Gerontologia é a ciência que busca estudar o processo de envelhecimento sob seus diferentes aspectos físicos, biológicos, psíquicos, emocionais, sociais, culturais, ambientais e econômicos, de forma a intervir sobre eles e assim proporcionar melhor assistência e cuidado ao idoso.

O conceito de gestão em gerontologia propõe um conjunto de ações proativas associadas à promoção do envelhecimento ativo, podendo maximizar a independência, a autonomia e o bem-estar do idoso e da família. Deve ter como princípios a humanização, integralidade, ética, otimização e valorização do potencial de todos os membros envolvidos. Orienta o ciclo completo de atenção ao idoso, incluindo a promoção da saúde, prevenção e ações curativas, reabilitadoras ou paliativas.

Ainda de acordo com Antonio Carlos Grecco, graduado em gerontologia, “O gerontólogo é um profissional generalista, com uma visão interdisciplinar e integrada, capaz de compreender o envelhecimento humano e seus determinantes biológicos, psicológicos e sociais, pautando-se em preceitos éticos e morais. Ele é formado para compreender, criar, gerir, desenvolver e avaliar formas de apoio ao idoso e seus cuidadores familiares e profissionais, em contexto multiprofissional”.

Quer saber como a Mão do Amor pode melhorar a qualidade de vida do idoso aplicando os conceitos de gerontologia no atendimento? Entre em contato com nossos consultores.

Leia também:

 

Sexo e sexualidade na terceira idade.
0 respostas

Deixe uma resposta

Quer compartilhar sua opinião?
Envie aqui seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *