Como contratar um cuidador de idosos profissional
Passamos boa parte de nossas vidas sob os cuidados e carinho de nossos pais. Eles são nossas maiores referências quando pensamos em proteção e acolhimento.
Com o passar dos anos, os papéis se invertem e são os filhos que, na maioria das vezes, passam a dar assistência e a encarar as responsabilidades de seus pais.
Esta transição é uma etapa muito delicada, já que envolve diversas questões de saúde relacionadas à velhice, além das questões psicológicas que acometem ambos os lados.
Nesta matéria vamos falar sobre este processo familiar tão comum e tudo o que você deve levar em consideração na busca por soluções que possam melhorar a qualidade de vida do idoso e de todos os seus entes próximos.
A troca de papéis
É claro que todos queremos terminar a vida de forma independente e saudável, mas, infelizmente, nem sempre é possível. É certo que o processo de envelhecimento é a lei natural da vida e não temos como mudar isso.
O corpo humano tem seu ciclo de vida e com o passar dos anos passa a apresentar limitações físicas, fica mais frágil, mais suscetível a infecções e problemas de saúde e de locomoção.
As complicações provenientes da idade geralmente são gradativas (começam em grau leve e vão se agravando com o passar do tempo). Quando surgem sinais que o idoso precisa de uma atenção especial, muitas famílias optam em assumir os primeiros cuidados, seja na casa do idoso ou outro familiar. Este assunto foi abordado com mais detalhes no post Até quando o idoso pode morar sozinho.
Cuidar de uma pessoa é engrandecedor, uma verdadeira troca de amor e afeto. Mas, ao mesmo tempo, exige disposição e muita paciência, além de acarretar várias mudanças na rotina, como assumir cuidados básicos de saúde e higiene, controle de medicamentos, acompanhá-lo em consultas, auxiliá-lo na locomoção e alimentação, entre outras responsabilidades.
Estes são só alguns exemplos comuns entre as inúmeras atividades que envolvem a rotina de um idoso dependente. E, no decorrer do tempo, estas atividades tendem a aumentar e abalar o estado emocional dos envolvidos, principalmente em casos de doenças crônicas e degenerativas.
De um lado, o idoso sente-se incapaz, fragilizado, dependente, envergonhado, além de sentir que está “dando trabalho”. Estas pessoas estão lidando com situações novas que estão acontecendo em seus corpos, como perder movimentos ou funções, a exemplo da incontinência e o uso de fraldas.
Por outro lado, o familiar começa a sentir-se esgotado, sem tempo, impaciente, culpado. Uma série de sentimentos fortes que refletem física e emocionalmente, refletindo de forma negativa na vida pessoal e profissional. Não é à toa que muitos cuidadores de idosos passam por momentos de estresse, como abordado no post Estresse do cuidador.
Alternativas para o cuidado especializado com o idoso
As alternativas mais usuais no cuidado especializado com o idoso são:
- Algum parente ir morar com o idoso;
- O idoso ir morar com algum parente;
- Ir para uma casa de repouso;
- Contratar cuidadores diretamente;
- Contratar uma empresa de cuidadores.
Não existe certo ou errado. Existe uma série de fatores que interferem nesta tomada de decisão, como o estado de saúde do paciente, a disponibilidade de um cuidador familiar, a condição financeira da família, a oferta de instituição ou empresa na localidade em que residem. Enfim, cada família deve equilibrar estes aspectos para encontrar a melhor alternativa para cada situação.
A maioria dos idosos querem continuar a morar em casa
Nada como o conforto físico e emocional de permanecer no próprio lar.
Diversos estudos mostram que as pessoas não planejam viver seus últimos momentos em instituições como asilos ou casas de repousos. O usual é que todos queiram um lugar onde se sintam em casa, um lar em que sejam amados e acolhidos por seus familiares.
Aos que desejam optar pelos cuidados em casa, o cuidador de idosos é peça fundamental para agregar na qualidade de vida do paciente e de toda a família.
Benefícios de ter um cuidador de idosos em domicílio:
- Alguém que auxilie ou execute os cuidados com a higiene, como banhos, levar ao banheiro, hidratar a pele, cuidar das unhas, asseio com os cabelos etc.;
- Cuidados com a saúde, como horário dos medicamentos, cuidar de pequenas lesões, curativos simples, aferir sinais vitais, como temperatura, pressão arterial, saturação, glicemia etc.;
- Ajuda na locomoção, reduzindo os riscos de queda;
- Cuidados com a alimentação, hidratação e dietas especiais;
- Acompanhar em exames médicos e laboratoriais, em consultas e sessões de tratamento, como fisioterapia;
- O aumento da autonomia, da autoestima e da qualidade de vida do idoso;
- Estimular o paciente a fazer atividades físicas e cognitivas;
- A manutenção da individualidade da pessoa idosa, com mais flexibilidade e respeito às peculiaridades de sua rotina (e não só a rotina familiar);
- O reforço do vínculo familiar e social. O idoso já não se sente tão dependente do familiar, que por sua vez não está desgastado por realizar todo o cuidado;
- Diminuição das internações e dos custos hospitalares;
- Profissionalismo no cuidado ao paciente. O cuidador de idosos deve ser treinado e capacitado para executar suas funções com um padrão de eficiência que garanta suprir todas as necessidades do idoso;
- Além de ter mais tempo de lazer com o idoso, a família pode voltar a exercer e planejar atividades fora de casa, com a segurança que seu ente querido está muito bem acompanhado.
Atenção ao contratar um cuidador de idosos profissional
São muitos cuidadores de idosos que atuam informalmente no Brasil. As famílias contratam o profissional diretamente, na maioria das vezes sem registro profissional.
Porém, é preciso muita atenção. Primeiro pelo risco de ser um serviço de baixa qualidade, sem garantias, que coloca a segurança e a dignidade do idoso em risco. E, também, pelas complicações referentes à legislação trabalhista.
Portanto, na hora de contratar, o mais importante é a segurança de um atendimento profissional e especializado na saúde integral do idoso.
Busque por uma empresa que faça uma seleção criteriosa dos profissionais, com constante supervisão, monitoramento dos resultados, atenção aos detalhes, apta a substituir rapidamente o cuidador em caso de faltas ou incompatibilidade de personalidade. Tudo isso com um olhar humanizado, priorizando a qualidade de vida de toda a família.
Cuidador de idosos sob medida
Nosso serviço é personalizado, com estratégias para prestar o melhor atendimento para cada situação e trazer benefícios para todos. O que diferencia nosso atendimento são os valores humanos praticados pela equipe de profissionais, além da qualidade técnica rigorosa.
Avaliação técnica gratuita
A supervisora e o gerontólogo realizam uma visita técnica para observar as necessidades do atendimento e entender os objetivos e expectativas da família, as demandas que vão personalizar o serviço.
Plano de cuidados personalizado
É o resultado do estudo das necessidades da família para criar uma rotina bem estruturada para o assistido, com as atividades detalhadas que devem ser realizadas pelo cuidador.
Seleção profissional rigorosa
Profissionais que possuam capacitação técnica e transmitam os valores humanos praticados pela empresa. O cruzamento de perfis entre assistido e cuidador busca o atendimento ideal.
Contrato direto com a Mão do Amor
A Mão do Amor assume a contratação dos profissionais que realizarão o atendimento residencial, deixando a família livre de preocupações com vínculos empregatícios e trabalhistas.
Simulação do atendimento e treinamento
Em nosso Centro de Treinamentos focamos na padronização da qualidade total, na capacitação personalizada dos detalhes através da simulação do atendimento e constante reciclagem.
Supervisão técnica contínua
Acompanhar o fiel comprimento do Plano de Cuidados, orientando profissionais e familiares para garantir o controle de qualidade, sempre atento para evoluir o atendimento juntos às necessidades da pessoa assistida.
Acreditamos que após esta leitura você esteja mais confiante na decisão a ser tomada. E se precisar marcar uma avaliação, é só chamar!
Leia também:
Deixe uma resposta
Quer compartilhar sua opinião?Envie aqui seu comentário!